}

quarta-feira, 5 de junho de 2013

"MOMENTO SAUDÁVEL"

                                                        "ERVAS E TEMPEROS"
                  

   Uma excelente dica é optar pelas ervas aromáticas e especiarias, pois alem de dar um sabor super especial ao prato, também fornecem substâncias importantes para o organismo.
   "As ervas nos emprestam, sabores maravilhosos aos pratos, e fortalecer o sistema imunológico".
   Vou passar para vocês algumas ervas que são tão conhecidas nossas e outras nem tanta, mais que devemos lembrar sempre delas, e utiliza-las no nosso dia-a-dia.
   Na próxima matéria falaremos sobre as "especiarias ", não percam.



   Tomilho: é rico em ferro e cálcio. Ele melhora problemas respiratórios e torácicos, como tosse e bronquite. Combina muito bem em sobremesas e na preparação de saladas e legumes salteados com azeite e alho. Em pratos que levam tomates você pode combinar o tomilho com manjericão e orégano.
   Hortelã: é rica em vitaminas A, B e C e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Combina muito bem em saladas com frutas, folhas, castanhas, sementes, limão e pepino.
   Gengibre: possui propriedades antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancerígenas. Pode ser utilizado em alimentos refogados. Ele também proporciona aroma e sabor em sopas à base de cenoura ou abóbora cabotiã, combinado com capim limão.
  Alecrim: pode contribuir para a diminuição de dores musculares, problemas da vesícula, de ossos, digestivos, dores de cabeça entre outros. Como tem o sabor muito marcante, o leve toque de pequenos ramos dele com alho com casca, azeite, flor de sal, pimenta síria e batatinhas com pele assadas no forno dão perfume na casa e muitas pessoas acabam gostando da combinação de sabores e aroma. Além disso, no preparo de uma abobrinha, por exemplo, ele combina muito bem com raspas de limão e azeite. Outra sugestão é azeite com ramo de alecrim e alho com casca que proporciona perfume a pizzas e focaccias.
  Coentro: contribui para a redução de dores estomacais e ainda redução de colesterol ruim no sangue. Utilizado na medida certa, tem um potencial gostoso na comida. Basta misturar a raiz de coentro, alho fresco e pimenta dedo de moça, que aguçam sabores em salteados e diferentes pratos.
   Manjericão: Planta aromática usada no preparo de pesto e molho vermelho.
   Orégano:  É uma erva aromática muito utilizada na cozinha, são utilizadas suas folhas, frescas ou secas, as secas tem melhor sabor, alem de ação digestiva, muito usado em pizzas.
   Cebolinha: As folhas frescas tem agradável e suave sabor a cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas.
   Salsinha: O tempero mais comum da culinária brasileira, junto com a cebolinha, formando o cheiro-verde, tem realmente  propriedades medicinais, comprovadas cientificamente.
                                                              DICA DE HOJE
                                                      "  MANTEIGA DE ERVAS "
   Vou passar para vocês uma receitinha, que eu deixo no meu freezer, e vou utilizando no preparo de várias comidas, vocês vão notar que nas minhas receitas, muitas vezes eu sito essa manteiga de ervas, anotem.
   INGREDIENTES
   1 pote 200grs. de margarina com sal ( pode também fazer com manteiga, depende da preferência)
   1 dente de alho grande, amassadinho
   Ervas frescas à gosto (eu usei, tomilho, cebolinha, salsinha, manjericão)
   Chimichurri ( ou algumas ervas e temperos secos)
   1 colher de sobremesa de  Azeite
   1 colher de chá de mostarda
   Sal à gosto
   (SE QUISER PODE-SE ACRESCENTAR PIMENTA SECA OU FRESCA PICADINHA)
   MODO DE FAZER
   Deixar a margarina em ponto de pomada, macerar as ervas frescas, juntar a manteiga e o restante dos ingredientes, misture bem, acerte o sal.
    Embrulhe em filme plástico, e leve ao freezer, utilize congelado mesmo, aos pedaços.
    OBS: Utilizada em carnes vermelhas, brancas, etc.. (Combina com tudo), ótima no churrasco, no pãozinho temperado hummmm.
    
  
  FONTES: TEXTO: Google (pesquisa sobre as ervas), RECEITA: Elaine Saraiva
  FOTOS: Fotos 1 / Google imagem / foto2: Elaine Saraiva