}

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Strudel de maçã

Receitinha que achei fácil fácil, daquelas que dá para fazer rapidinho para comer com a familia ou receber os amigos.


Apfelstrudel (Strudel de Maçã)


O Apfelstrudel ("folhado de maçã") é uma sobremesa tradicional austríaca que tornou-se popular internacionalmente. É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central. Pensa-se que tenha sido influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, da Arménia e da Turquia, pois em Viena é possível encontrar vestígios destas três cozinhas. 
Consiste num invólucro de massa de strudel, recheado com maçãs cortadas em quadrados pequenos, canela e passas, mas outros ingredientes possíveis são os pinhões, as nozes e as amêndoas. É possível também utilizar rum para intensificar o sabor. A arte da preparação consiste em fazer a massa muito fina e elástica. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela (meio complicado...)
O strudel recheado é cozido no forno e pode ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar em pó e geralmente na Alemanha ou na Áustria é servido acompanhado por chantilly. Eu particularmente gosto de degustar o strudel junto com sorvete de creme. Abaixo vou colocar a receita que utilizo, com massa folhada comprada pronta, para facilitar, é claro.



Ingredientes1 pacote de massa folhada (p. ex. da marca Arosa)
6 maçãs
1 limão
uvas passas a gosto, pretas ou brancas
5 colheres de sopa de manteiga
150 gr de açúcar
canela em pó a gosto
mel a gosto

Preparação
Degele a massa folhada de acordo com as instruções no pacote. Descasque as maçãs, retire o miolo e corte em fatias finas. Coloque em uma tigela e passe o suco de limão para não escurecer. Unte uma forma retangular (35 x 40cm) e pré-aqueça o forno (200° C). Derreta em uma panelinha 4 colheres de sopa de manteiga. Abra a massa folhada na forma. Pincele-a com a metade da manteiga derretida. Polvilhe com 100 g de açúcar, espalhando sobre uma metade as fatias de maçã, distribuindo por cima as passas e o resto do açúcar, misturado com canela, e regue com um pouco de mel. Recolha o resto da manteiga derretida e espalhe esta mistura sobre o recheio. Dobre a outra metade da massa folhada, colando com água as pontas. Passe com um pincel sobre a massa um pouco de manteiga amolecida (ou uma gema de ovo) e coloque para assar e dourar por 40 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva com sorvete de creme.

FONTE:  RECITA E TEXTO: Elaine Saraiva